sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sagrado Coração de Jesus


O que é a devoção ao Sagrado Coração de Jesus?

Nos capítulos 13 a 17 de São João, Jesus fala aos seus discípulos com uma linguagem que revela um clima de ternura e carinho. As palavras revelam o coração materno de Jesus, uma expressão íntima e calorosa ao extremo: "meus filhinhos”; "vou para o Pai, mas não vos deixarei órfãos”; "amem-se uns aos outros como eu vos amei”;"sejam um como eu e o Pai somos um”; "não temas, eu venci o mundo”.

Coração paterno/materno, por um lado transbordando de tristeza pela separação, por outro exultando de alegria pela missão cumprida e pelo retorno ao Pai.

Prestes a partir, a deixar os seus, deixa-lhes palavras inesquecíveis, gravadas na alma de cada um com o fogo do amor e da paixão, confirmando-lhes que “Deus é amor”. (1Jo. 4,8)
Estes textos são a base desta devoção antiga, devoção dos homens e mulheres que perderam o direito a uma cidadania digna e plena, da enorme multidão dos "sem”: sem documentos ou trabalho, sem terra nem rumo, sem perspectivas de futuro, Imigrantes irregulares, migrantes internos, refugiados políticos ou climáticos, deportados, trabalhadores temporários, marítimos, itinerantes, prófugos, estudantes e técnicos.
Nela todo ser humano encontra uma fonte de restauração e de paz.

Nenhum comentário: