CDL curso para lideres

O Curso de Dinâmica para líderes 1º nível (CDL)tem se revelado uma das ferramentas pedagógicas mais importantes na renovação da Pastoral da Juventude e de outras iniciativas de evangelização da juventude no Brasil. Em muitos lugares tem sido uma nova possibilidade para renovar as lideranças e injetar novo ânimo e energia no trabalho pastoral com jovens. Diferente de outros cursos, o CDL tem como meta ir além de uma formação teórica e entregar um instrumento eficaz para superação da crise sentida em diferentes lugares na evangelização da juventude. 
Até agora o CDL era uma atividade organizada diretamente pela equipe da PJ da diocese de Santo Andre. O último com esta modalidade foi o CDL de Rio Grande da Serra. A partir de agora os grupos, paróquias, movimentos ou comunidades que desejam poderão pedir à equipe do CDL diocesano a presença da equipe, mas terão que organizar a infra-estrutura. 


Os objetivos do CDL:

a) Transmitir habilidades de liderança para os participantes. As diferentes dinâmicas têm como finalidade, criar situações de aprendizagem que possibilitem aos membros a aquisição das habilidades necessárias para assumirem cargos de liderança na comunidade e na pastoral. No CDL a equipe de líderes tem como base o princípio de que a melhor maneira para uma pessoa aprender um tema ou uma habilidade é criar uma situação de aprendizagem através da qual ela tenha que ensinar aos outros. As habilidades e hábitos que os cursistas adquirem, ao se prepararem para aplicar o curso, serão transferidos automaticamente para outras situações de pastoral: reuniões de coordenação, planejamento, avaliações, organização de atividades etc.
b) Adquirir hábitos importantes para uma pastoral eficaz: preparação séria, organização pessoal, trabalho de equipe, capacidade de refletir e de diagnosticar as causas das dificuldades enfrentadas, de procurar soluções e de dar continuidade a tudo o que foi planejado, através de um acompanhamento pessoal e sistemático.
c) Ser um instrumento para chegar às paróquias e comunidades. O CDL deve servir como instrumento para aproximar grupos e integrá-los a uma rede de grupos, em nível diocesano. Trata-se de uma maneira de fortalecer uma pastoral orgânica.
d) Ser um instrumento para formar grupos. Também deve ser instrumento para formar grupos de jovens em paróquias e/ou comunidades onde não há trabalho concreto com os jovens. Trata-se de uma estratégia convidar para o curso os que não participam de uma organização na Igreja, e, ao final, propor-lhes a formação de grupos.
e) Criar laços afetivos mais profundos entre os líderes em níveis paroquial e diocesano e assim facilitar a continuidade.
f) Conectar a fé com a vida. As diferentes dinâmicas ajudam aos participantes a relacionar a Bíblia e a doutrina com as situações concretas em suas vidas.

Este estilo de curso tem a vantagem de colocar o leigo como protagonista do processo de evangelização. Quando se trata de jovens, esta estratégia pastoral exerce muita influência. Um jovem bem preparado, falando para outro jovem tem uma força especial. Provoca a reflexão: "Se ele, que também é jovem, pode abraçar a proposta de Jesus Cristo com tanta convicção e competência, por que eu nao posso?".

Possibilidades
Freqüentemente os agentes de pastoral buscam instrumentos mais práticos que facilitem o seu trabalho. Faz falta alguma coisa do tipo " kit faça voce mesmo". É necessário responder as necessidades de uma juventude pós-moderna que precisa de projetos concretos que dão resultados imediatos para se motivar a dar outros passos no caminho da conversão e do compromisso.

As vezes, também, não há um especialista que possa ser convidado para ajudar ou, muitas vezes, o custo de uma assessoria é muito alto. Este curso procura responder a essa necessidade. É um instrumento que foi testado e aperfeiçoado em centenas de cursos, durante muitos anos.

Trata-se de um curso que pode ser facilmente reproduzido em vários lugares ão mesmo tempo. Sem uma proposta desta natureza corremos o risco de ver nosso projeto de pastoral reduzido a um pequeno grupo de iniciados, que desanimam diante de outros grupos com propostas alienantes, mas que atingem um grande número de pessoas.
Este estilo de curso tem a vantagem de colocar o leigo como protagonista do processo de evangelização. Quando se trata de jovens, esta estratégia pastoral exerce muita influencia. Um jovem bem preparado, falando para outro jovem tem uma força especial. Provoca a reflexão: "Se ele, que também é jovem, pode abraçar a proposta de Jesus Cristo com tanta convicção e competencia, por que eu não posso?".

Uma das vantagens do curso está na facilidade da execução: não requer muitos recursos humanos nem financeiros. Quando o curso é dado em regime semi-aberto, os gastos são ainda menores. Em muitos lugares, isso é um fator importante e determinante.
O curso pode ser dirigido para: 
- Coordenadores de pastoral de uma região ou diocese;
- Pessoas de uma mesma paróquia ou comunidade de base;
- Jovens ou adultos juntos;
- Adultos;
- Jovens e professores, no colégio. 

A utilização deste material para concluir o curso de preparação para a crisma, por exemplo, tem dado bons resultados, sobretudo em lugares onde a preparação é feita em grupos pequenos. Os laços afetivos criados entre os participantes de um grupo facilitam a perseverança; depois de recebido o sacramento formam grupos de pastoral da juventude.

O curso não só pode ser dado para jovens e adultos, como para jovens e adultos juntos. Trata-se de um dos poucos instrumentos pedagógicos que tem facilitado a aproximação entre jovens e adultos de uma mesma comunidade. As dinâmicas e a convivencia em um final de semana abrem canais de comunicação e criam um clima de confiança mútua que depois permanece.

O curso pode acontecer em um final de semana, como está programado no livro ou em cinco noites consecutivas. Pode-se também ser organizado em regime "interno" ou "semi-interno".

O curso se desenvolve ão redor de Cinco temas: 
- Janela de Johari    
- Dinâmica de grupo
- A pessoa humana
- Jesus Cristo
- Igreja, comunidade de irmãos, sinal e serviço no mundo

O curso quer promover a participação, a reflexão, o sentido de responsabilidade e a iniciativa dos participantes, poe meio de uma variedade de dinâmicas. Por isso, o número máximo de participantes deve ser de vinte e seis pessoas. Todo o processo desenvolve uma "educação para a libertação", apresentando-se como alternativa diante das muitas formas de "educação para a domesticação", presentes na sociedade, na escola e dentro da própria Pastoral. A variedade de dinâmicas evita a monotonia e o cansaço presentes em tantos cursos e encontros de muitas palestras e pouca reflexão ou de cursos que freqüentemente restringem-se a uma única dinâmica: debate em grupo-plenário-debate e em grupo-plenário.

O curso aproveita e canaliza a vontade que os leigos (jovens e adultos) tem de encontrar canais de participação na comunidade e na sociedade. Apresentam-se assim, como uma experiencia de comunhão e participação.
O referente e idealizador do CDL é o Pe. Jorge Boran. P
ara mais informação sobre o CDL a nível nacional acessar:
http://www.ccj.org.br/ 
A equipe do CDL de Santo Andre foi formada no ano 2008 com um grupo de monitores da paróquia São Geraldo Magella. O primeiro CDL que animou a equipe foi em duas partes no 2 de novembro de 2008 e 12 de fevereiro de 2009 com os jovens da paróquia. O primeiro a nível diocesano foi em maio de 2009 em São Bernardo do Campo; o segundo em fevereiro de 2010; o terceiro em julho de 2010; o quarto em fevereiro de 2011. Em agosto de 2010 fizemos uma experiencia de um dia com os animadores das CEBs da paróquia São Pedro e São Paulo.  
Desde o inicio tivemos o apoio e assessoria do Pe. Jorge Boran e da turma do CCJ. Agradecemos o apoio e contribuição. A continuação algumas fotos das turmas e do Pe. Jorge Boran para que você conheça ele.  

Turma do CDL de São Bernardo do Campo
Turma do CDL de Diadema
Pe. Jorge Boran com Samuel e Carlos, monitores da equipe de Santo Andre

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