sábado, 26 de março de 2011

Coleta de pilhas e baterias nas comunidadades

As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões vizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.
Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas são: cádmio, chumbo e mercúrio. Todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercúrio pode também ocasionar mutações genéticas.
Considerando os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado das pilhas e baterias usadas e a necessidade de disciplinar o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado (coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final) de pilhas e baterias usadas.
Por isso nos dias 2-3  e 9-10 de Abril faremos a coleta de pilhas e baterias para serem recicladas corretamente. Em cada comunidade terá uma caixa destinada para tal finalidade.
 

Nenhum comentário: