sábado, 26 de março de 2011

Elementos para o conhecimento da realidade dos jovens: "Jesus olhando bem para ele, com amor lhe diz" Mc 10,21a

Motivação: Este vídeo (Não É Sério - Charlie Brown Jr e Negra Li (RZO) Clip Oficial) pode ser utilizado como motivação para conversar sobre a maneira que a sociedade enxerga a juventude: o que te chamou a atenção do vídeo? Como olha a juventude a comunidade onde você participa? Os jovens conhecem mesmo a juventude ou também tem um olhar "pouco serio"?
Dinâmica de estudo do documento: Dividimos o grupo de acordo com os temas a serem abordados do documento: 
Grupo 1: A subjetividade n° 16-18.
Grupo 2: As novas expressões da vivência do sagrado n° 19-21.
Grupo 3: A centralidade das emoções n° 22-25.
Grupo 4: o perfil sócio-económico n° 29-35.
Grupo 5: Protagonismo e participação social n° 36-39.
Grupo 6: Perfil religioso n° 40-48.
  • Cada grupo trabalhará as seguintes perguntas: quais as ideias centrais do texto? partilhe situações ou testemunhos onde você consegue perceber o que diz o texto?
Observação: Nos artigos do Blog você pode encontrar os textos do documento caso você não tenha acesso ao mesmo.
Olhar de Jesus sobre a juventude: A continuação trocaremos ideias sobre três textos bíblicos que nos falam do olhar de Jesus aos jovens. Novamente nos dividimos em grupos e escolhemos um dos textos para ler com atenção.
Cego bartimeu: Mc 10,46-52 
A mulher adultera: Jo 8,1-11
O jovem rico: Mc 10,17-23.
  • Cada grupo pode conversar sobre o olhar de Jesus sobre o texto escolhido e preparar um peça de teatro ou um cartaz sobre como seria o encontro de Jesus com o jovem atual.
Celebrando a nossa fé: cada jovem  procura um lugar onde ficar cômodo e sozinho e, logo de imaginar por uns minutos como Jesus olha para ele, escreve uma pequena carta em resposta a esse olhar de Jesus. No final, de acordo com o tempo, partilhamos alguma coisa ou finalizamos rezando e cantando.  

Nenhum comentário: