quarta-feira, 13 de abril de 2011

Curiosidades: nome da Páscoa e o Círio Pascal

Nome da Páscoa
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.

Círio Pascal

É o símbolo mais destacado do Tempo Pascal. O círio é aceso na Vigília Pascal como símbolo de Cristo - Luz -, e colocar-se-á sobre uma coluna ou candelabro enfeitado, até ao Pentecostes. Ele é, já desde os primeiros séculos, um dos símbolos mais expressivos da vigília.
O Círio tem uma inscrição em forma de cruz, acompanhada da data do ano e das letras Alfa e Ômega, a primeira e a última do alfabeto grego, para indicar que a Páscoa do Senhor Jesus, princípio e fim do tempo e da eternidade, nos alcança com força sempre nova no ano concreto em que vivemos. O Círio Pascal tem em sua cera incrustados cinco cravos de incenso que simbolizam as cinco chagas santas e gloriosas do Senhor da Cruz.

Nenhum comentário: