quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mortalidade de adolescentes supera a de crianças!!

No dia 30 de março deste ano saiu na Folha de São Paulo um pequeno artigo com o titulo: MORTALIDADE DE ADOLESCENTES SUPERA A DE CRIANÇAS, INDICA ESTUDO. 
O estudo feito em 50 países, da revista médica “The Lancet”, mostra a reversão de uma tendência histórica. Esta mudança de tendência responde, entre outras causas, ao sucesso das políticas para a redução das taxas de mortalidade infantil. Por outro lado o esforço internacional por reduzir a mortalidade infantil não é acompanhado por esforços semelhantes para reduzir a mortalidade de adolescentes e jovens. Tal vez este estudo internacional nos chama a atenção para olhar o que está acontecendo no Brasil.
No Brasil desde o ano 1996 se realiza o “Mapa da Violência” e ao falar da mortalidade juvenil, isto é, adolescentes e jovens de 15 a 24 anos, indica-nos que as causas de morte dos jovens fundamentalmente são: acidentes de transporte, homicídio e suicídio. O “Mapa da Violência IV” do ano 2002, já indicava os seguintes dados:


· Se a taxa global da mortalidade da população brasileira caiu de 633 em 100.000 habitantes em 1980, para 561 em 2002, a taxa referente aos jovens cresceu, passando de 128 para 137 no mesmo período.
· Em 1980 as “causas externas” já eram responsáveis por aproximadamente a metade (52,9%) do total
de mortes dos jovens do pais.
· Vinte anos depois, em 2002, dos 47.885 óbitos juvenis, 34.486 tiveram sua origem em causas externas
(72%), e o maior responsável foi o homicídio. O porcentual elevou-se de forma drástica.
· Os jovens latino-americanos entre 15 e 24 anos são os que mais correm riscos, em todo o mundo, de 
serem assassinados. O Brasil é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo, atrás de Colômbia e
Venezuela.
· Em cada grupo de dez jovens de 15 a 18 anos, assassinados no Brasil, sete são negros.


A tendência geral dos Meios de Comunicação Social (MCS), e dos que recebem essa informação como totalmente verdadeira, é criminalizar a juventude, especialmente  aqueles que vivem nas periferias das cidades. A incidência crescente de todas essas as formas de violência  e criminalização contra os jovens, na maioria dos casos vitimas, exige do conjunto da sociedade uma análise mais aprofundada e uma atitude mais objetiva e responsável, se é que realmente queremos limitar a vigência da violência em nossa sociedade.
A partir dessa realidade, o Setor Juventude da Conferencia Nacional do Bispos do Brasil, lançou a CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLENCIA E O EXTERMINIO DE JOVENS. Conheça como pode participar desta campanha. 
                                                                                                                                              Ariel Zottola




Nenhum comentário: