sexta-feira, 13 de maio de 2011

5 Dinâmicas: comunicação, avaliação e apresentação

1.      A viagem
Objetivo:
Fixar o nome dos integrantes dos grupo
 Número de pessoas:
Indiferente
 Material necessário:
Nenhum

Como Fazer:

O animador organiza os participantes em círculo e diz que irão fazer uma viagem e que nessa viagem cada um deverá levar algumas coisas, porém, que há coisas que não caberão nas malas. Ele inicia o jogo dizendo algo que levará. O objeto dito deverá começar com a letra inicial do nome da pessoa que está à sua esquerda. Em seguida ele pergunta o que a pessoa que está à sua direita levará. E assim, a roda deve seguir sempre para a direita e cada um deverá dizer um objeto que comece com a letra inicial do nome da pessoa que está à sua esquerda. Conforme o “acerto” ou o “erro”. O animador diz se o objeto cabe na mala ou não. O jogo vai seguindo até que a maioria dos participantes descubram a regra do jogo.

Observações:

Esta dinâmica pode ser trabalhada quando o grupo está iniciando seus primeiros encontros ou quando o grupo recebe um novo integrante. O animador deve enfatizar o nome de cada um em algum momento anterior à dinâmica.


2.      Caça e caçador
Objetivo:
Contribuir para o maior entrosamento do grupo e também para descontração.
 Número de pessoas:
Indiferente
 Material necessário:
 Como Fazer:

Todos os participantes deverão estar distribuídos aleatoriamente numa área livre o suficiente onde se possa fugir (correr). Será pré-determinado um caçador. Todos os outros serão a caça. O caçador deverá perseguir qualquer um dos elementos participantes. A caça deverá logicamente, fugir impedindo que o caçador toque nela. Para salvar-se a caça deverá pedir socorro a alguém, desde que esteja na sala, chamando-lhe pelo nome, o mais rápido possível antes de ser capturado pelo caçador. Esse alguém, pode ser o primeiro que estiver à sua frente. Ao chamar pelo nome, a caça está automaticamente livre. A pessoa que foi chamada pela caça, transforma-se agora no caçador, e começa a perseguir aquele que estava caçando. O primeiro caçador é agora a caça e deverá proceder como caça, pedindo socorro a alguém. O restante do jogo segue a mesma mecânica. Um é caça, outro caçador. A caça pede socorro, é socorrida. O caçador vira caça, pede socorro e é socorrido. Quando estiver sendo caçado e não se lembrar do nome de ninguém, a caça capturada deverá pagar um castigo.

Observações:
O jogo deverá ter uma duração de 10 minutos. Retirar do local do jogo objetos cortantes, frágeis, mesas etc. .

3.      Observando o debate
Objetivo:
Avaliar e refletir a participação e o desempenho de cada membro do grupo.
 Número de pessoas:
Indiferente
 Material necessário:
Papéis e canetas para anotações.
 Como Fazer:

Forma-se dois círculos com os participantes, um dentro do outro. O círculo de dentro recebe um tema no qual deve aprofundar por meio do debate. Em seguida distribui-se pequenos papéis para os participantes do círculo de fora com algumas tarefas escritas, como: • “Observe se alguém está deslocado no grupo, quer dizer, se alguém está com o pensamento longe, não assimilando o que está sendo debatido”; • “Anote em seu caderno às vezes que algum participante foge do tema”; • “Repare qual é a pessoa que falou de modo mais objetivo na discussão”; • “Preste atenção para ver qual é o participante mais falante do grupo, não dando a vez para os outros participarem”; • “Preste atenção para ver qual é o participante mais calado do grupo, aquele que não abriu a boca”. Pode criar-se outras tarefas semelhantes a estas que possam analisar o debate. No término do debate cada participante do grupo de dentro deverá fazer uma síntese da discussão. Forma-se a seguir um círculo grande e os observadores que ficaram no grupo de fora apresentam (de maneira descontraída) o resultado de sua tarefa.

Observações:

Muitas vezes não crescemos nos nossos diálogos, nos debates porque não analisamos os seus resultados e/ou porque não aceitamos correções vindas de outras pessoas. Esta dinâmica nos deixa mais à vontade para acolhermos com todo o respeito a análise do outro que está empenhado no crescimento do grupo, reconhecendo o valor de uma avaliação na pastoral.

4.      Roda de conversa
Objetivo:
Apresentação e entrosamento entre os membros de um grupo.
 Número de pessoas:
Indiferente
 Material necessário:
Nenhum
 Como Fazer:

Os participantes deverão formar dois círculos com cadeiras. Um cadeira de frente para a outra. Todos os participantes sentam sem deixar lugar vazio. O animador dá o sinal para iniciarem a conversa para que os participantes se apresentem uns para os outros. Depois de alguns minutos o animador dá um sinal para os que estão sentados no círculo de dentro levantarem e sentarem na cadeira seguinte, recomeçando o bate-papo, com outra pessoa. E assim segue a dinâmica até que todos do círculo de dentro tenham conversado com os que estão no círculo de fora.

5.      Tiro ao alvo
Objetivo:
Avaliar o resultado de ações planejadas
 Número de pessoas:
Indiferente
 Material necessário:
Um alvo desenhado em cartolina; Pedaços de papel; Caneta e fita crepe.
 Como Fazer:

Fixa-se o alvo em alguma parede e coloca-se em baixo o objetivo inicial do grupo ou do encontro escrito em um pedaço de papel. O animador distribui papéis e canetas para os participantes pedindo que escrevam os trabalhos e tentativas de ações que foram desenvolvidos a fim de alcançar o objetivo proposto. Em seguida, cada participante deve pregar o papelzinho que escrever no centro ou distante do alvo, de acordo com o grau positivo ou negativo da avaliação feita. Cada participante lê o que escreveu e explica o porque da posição escolhida.

Observações:

Esta dinâmica é ideal para encontros de avaliação, pois permite uma visualização dos resultados obtidos possibilitando um replanejamento.

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