sexta-feira, 20 de maio de 2011

PADRE LEO COMMISSARI

  
1942
Leo é o sétimo de oito irmãos, dos pais António e Maria Commissari. Nasceu em Bubano, província de Ravenna (Itália).
Maio 1954
Seu irmão mais velho, Filipe, foi ordenado sacerdote.
1956
Seu irmão Pe. Filipe parte como missionário para a China.

Lia coisas sobre o Brasil, e o entusiasmo missionário foi surgindo depois da sua entrada no seminário.
1957
Ingressa no seminário
1963
Estudou teologia na Diocese de Piacenza, fazendo uma preparação específica para trabalhar na América Latina.
Jun 1967
É ordenado sacerdote em San Cassiano.
Inicia o seu primeiro trabalho pastoral em Lugo.
1969
Trabalhou seis anos com o Pe. Giacomo Agostinelli, e um casal italiano, na diocese de Vitória da Conquista (BA). Formaram uma comunidade de vida e trabalho na cidade de Itapetinga. No fim deste tempo regressou para Imola.
1979
Vem para São Bernardo do Campo preparar o projeto de Igrejas Irmãs entre as dioceses de Imola e de Santo André.
É um projeto missionário que inclui a presença de sacerdotes, religiosas e leigos da Diocese de Imola.
1980
Morava num barraco junto com seus colegas no Parque de São Bernardo.

Durante seis anos realizam trabalhos com as crianças de risco em toda a área do montanhão. Acolhiam as crianças que ficavam sozinhas nas suas casas, davam apoio escolar, tiravam elas da delinquência, e criaram o PROJETO VIDA NOVA, onde foram envolvidas cinco congregações femininas, e as prefeituras de Imola e de São Bernardo do Campo.
1983
Com seus colegas lutaram contra o despejo de famílias dos bairros que foram sendo ocupados pelas migrações de trabalhadores que chegavam a SBC procurando nova vida e trabalho. Tiveram que enfrentar a polícia muitas vezes em ações de reivindicação dos direitos civis, apoiaram ocupação de terrenos para construção de casas para o povo.
1993
Terminou o PROJETO VIDA NOVA, e cada uma das congregações continuou a sua missão no Brasil com mais autonomia.
1995
Começou a construção da escola profissionalizante, que nasceu para integrar os jovens no mundo do trabalho. Pe. Leo achava que o melhor caminho para evitar que os jovens entrassem pela via da violência seria dar-lhes a formação necessária para ter um trabalho digno.
1996
Inauguração da Escola Profissionalizante Pe. Leo Commissari.

No projeto da escola profissionalizante foi envolvida a sociedade civil de Imola e de São Bernardo.

Mudou a sua residência para um barraco no bairro do Oleoduto, porque achava que “um missionário deveria morar junto com o povo mais abandonado”.
21 Jun 1998
De regresso a casa depois da quermesse da paróquia, foi assassinado no oleoduto, por um grupo de jovens que tinham decidido matar alguém nessa noite.

FRASES DE PE. LEO COMMISSARI

1
“… estou convencido de que o Senhor nos chama, ainda antes do nascimento e, aos poucos, Ele nos manifesta e nos diz aquilo que quer de nós. Quando nos damos conta de que Ele nos chama a uma consagração plena definitiva, isto constitui apenas o começo de um caminho que devemos perceber dentro da normalidade da vida, vivida na Igreja.”(p.32)


2
“… a essência da vida religiosa não está no fato de viver aqui ou em outro lugar, em casa ou no convento, fazer umas coisas ou outras, mas viver tudo por causa de Cristo, como resposta ao Seu amor por nós. E realmente faz-se necessário que haja pessoas que pensem e vivam desta maneira.” (p. 32)


3
“Encontrar Cristo e dedicar a vida a Ele é maravilhoso e extremamente fecundo e fonte de uma alegria que o mundo não conhece; e isto é necessário, no mundo há um desejo enorme disto! Faz-se necessário que o nosso amor a Cristo seja autêntico, no seguimento fiel e disponível a Ele, a fim de que Sua Presença seja visível a todos, como salvação e libertação”. (p. 32)

4
“A questão do amor e a questão da vocação estão estreitamente ligadas, e esta ligação é misteriosa. Esta ligação é o amor de Deus e o amor de Deus pelo homem. Este amor certamente iluminará o significado da sua vocação, dentro do tempo. É preciso ter paciência, basta esperar um pouco. Alguém ou alguma coisa o iluminará.” (p. 34)


5
“Todavia sempre permanecerá o mistério e a decisão será sempre sua. Porém, com o tempo, chegará a você esta luz, que o fará compreender o suficiente e escolher com consciência e serenidade… O importante é não perder tempo, viver amando.” (p. 34)


6
“… sinto-me como uma pessoa que busca uma definição de si mesmo, uma verdadeira expressão, ou talvez mais verdadeira do que vocação fundamental que me atraiu, desde quando era adolescente.” (p. 34)


7
“Jesus não disse que se deve estudar um código de leis ou de sabedoria, não pediu um aprofundamento da cultura teológica das pessoas, mas orientou para a fé. Um ato muito simples, “Eu confio em você, leve-me para onde quiser”.



8
“A nós é pedido que é pedido que sejamos fiéis até o fim, ao Evangelho, para que estejamos, ao mesmo tempo, ligados a Deus e ao seu povo. Estamos contentes. Não nos faltam a saúde e a alegria. Moramos na favela, mas a nossa barraca é limpa e até confortável na sua essencial pobreza. O trabalho é muito, mas não nos deixamos dominar pelas coisas a fazer. Sempre nos reunimos de manhã cedo para rezar e meditar a palavra de Deus. “ ((p. 42)

Nenhum comentário: