sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dom HÉLDER CÂMARA



7 Fev. 1909
Nasce Hélder Pessoa Câmara em Fortaleza, Ceará.
1917
Com nove anos faz a primeira comunhão
1923
Aos 14 anos, entra para o seminário diocesano de Fortaleza
1931
Aos 22 anos é ordenado padre, com autorização especial do Vaticano
1934
Muda-se para o Rio de Janeiro
1950
Viaja para o Vaticano, com a intenção de convencer os bispos a criar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Se torna amigo de D. Giovanni Montini, mais tarde Papa Paulo VI.
1952
Com 43 anos é nomeado Bispo e é eleito secretário geral da CNBB, fazendo um grande esforço para unir todos os bispos brasileiros.
1962
Participou ativamente no Concílio Vaticano II.
1964
Depois de trabalhar 30 anos no Rio de Janeiro, D. Hélder é nomeado Arcebispo de Olinda e Recife.
1965
D. Hélder mora nos fundos da Igreja das Fronteiras, sem empregados. É uma casa pequena, com uma sala e um quarto. Organiza as CEB’s para apoiar os pobres e miseráveis em busca de esperança.
O seu apoio aos pobres e jovens começa inquietando o regime da ditadura.
27 Jun 1968
Passa a noite com os jovens na Universidade Católica impedindo um massacre de estudantes pelas forças militares.
1969
Padre Henrique Pereira é sequestrado e assassinado. Pe. Henrique foi ordenado por D. Hélder, e destinado a trabalhar com os jovens. A ditadura não aceitava o apoio da Igreja aos jovens estudantes.
1970
Em Paris, Dom Hélder denuncia diante de dez mil jovens franceses as torturas praticadas pela ditadura militar no Brasil.
1970
O ministro de justiça, Alfredo Buzaid, proíbe todos os órgãos de imprensa de citar o nome de Dom Hélder.
1971
É nomeado candidato para receber o Prêmio Nobel da Paz. A influência política brasileira impede que aconteça.
1974
Recebe o Prêmio Popular da Paz.
1985
Aos 76 anos aposenta-se
27 Ago 1999
Morre aos 90 anos.



FRASES DE DOM HÉLDER

1


Não me dou a penitências.Com todo respeito que me merecem os santos, não sou homem de autoflagelações... Não há penitência melhor do que aquelas que Deus coloca em nosso caminho.


2
Se der pão aos pobres, todos me chamam de santo. Se mostrar por que os pobres não tem pão, me chamam de comunista e subversivo


3
Deus nos ensinou anão aceitar facilidades,mas a encontar Vida na dureza da Cruz" (Helder Camara)


4
Não cabe aos pobres compartilhar da minha esperança, mas a mim de compartilhar da esperança dos pobres.”


5
E se amanhã as massas tiverem a impressão de que o cristianismo teve medo, que não teve coragem, de dizer a verdade, de mostrar a verdade, então acabou-se o cristianismo.


6
Quantas vezes eu celebro em áreas de miséria, e o meu povo canta: “O Senhor é o meu pastor, nada me há-de faltar”. E eu olho e está faltando tudo.


7
Não pensem que Deus ajuda a miséria. Deus não aprova as injustiças. As injustiças são o problema nosso.


8
Eu acho que chegou o tempo em que os pastores temos que viver mais perto do povo, o que hoje é um anseio muito geral.

Nenhum comentário: