sexta-feira, 13 de maio de 2011

Proposta para a missa do Bom Pastor


4º DOMINGO DA PÁSCOA - MISSA DO BOM PASTOR
(Lembramos que são apenas sugestões e que a comunidade deve perceber aquilo que se configura mais a sua realidade).
Ambientação
Neste 4º Domingo da Páscoa comemoramos o Domingo do Bom Pastor e também o Dia Mundial de Oração pelas vocações. Jesus é, ao mesmo tempo, o Bom Pastor e a única porta por onde as ovelhas entram e  saem com segurança.  Somos chamados a ouvir e a seguir os passos do Bom Pastor que nos conduz pelos caminhos da vida e da salvação. O Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-lo. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude. Vivendo esta liturgia na alegria da vocação e do nosso compromisso de povo vocacional, queremos rezar incessantemente para que o Senhor continue chamando muitos ao seu seguimento e que estes sejam disponíveis e generosos em sua resposta.
(Na procissão de entrada poderia ser levado o Círio Pascal e alguns símbolos que representem as diversas vocações).

LITURGIA DA PALAVRA:
Primeira Leitura
O Batismo nos abre para a vida em Cristo. O Batismo é a fonte de todas as vocações. É assim que Pedro conduz o povo ao Senhor.

Segunda Leitura
Seguindo os passos de Jesus também queremos responder a esta graça do chamado. Assim vivemos o bem, assim vivemos em Deus.

Evangelho
Jesus ao mesmo tempo se define como pastor e como porta. A porta que devemos entrar é o Cristo e assim vivermos de maneira íntima e profunda o chamado que Ele nos faz.

oração dos fiéis
Irmãos e irmãs, por meio de Jesus Cristo, o Bom Pastor e porta segura por onde as ovelhas possam entrar e sair, elevemos ao Pai as nossas preces, confiantes no amor que o levou a dar o seu próprio Filho para nos salvar. Supliquemos juntos:
T. Atendei-nos, em nome do Bom Pastor!
1. Bom Pastor, que conheceis a cada um de nós, abençoe o Papa, nosso Bispo, Presbíteros e Diáconos, Religiosos e Religiosas e todo povo de Deus para que anunciem o Evangelho da vida, rezemos.
2. Despertai vocações sacerdotais e religiosas e animai os nossos seminaristas na perseverança vocacional, rezemos.
3. Abençoai nossas comunidades, para que, por uma vida plenamente cristã, para que sejam celeiros de vocações sacerdotais e religiosas, rezemos.
4. Rezemos pedindo a Jesus, Bom Pastor que abençoe pais e mães que são pastores de seus filhos e cumulai de alegria todos os que tem a missão de ensinar, rezemos.
5. “Propor as vocações na Igreja local” significa ter a coragem de indicar, através de uma pastoral vocacional atenta e adequada, este caminho exigente do seguimento de Cristo, que, rico de sentido, é capaz de envolver toda a vida. Peçamos que o Senhor fortaleça a missão de nossos animadores vocacionais, rezemos.
6. Em muitos lugares existem comunidades sem a presença de padres. Rezemos a Jesus, Bom Pastor, pedindo pelo aumento e perseverança das vocações sacerdotais em nossa Igreja. Rezemos.
Concluir as preces com a seguinte oração:
Jesus Mestre Divino, que chamaste os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, pelas nossas comunidades, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai força para que vos sejam fiéis, como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

Gesto Concreto para a Missa do Bom Pastor:
1.                          “A capacidade de cultivar as vocações é sinal característico da vitalidade de uma Igreja local” ou dito de outra forma: uma comunidade que não cuida das vocações está morta. Quais os compromissos que a nossa comunidade vai assumir para manifestar o cuidado das vocações?
2.              A sua comunidade já tem animador vocacional? (Escolher o animador vocacional da comunidade e levar o nome até a secretaria paroquial).
3.              Poderia apresentar a equipe vocacional (Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional) para toda a comunidade e agradecer pelo trabalho que desenvolvem na Paróquia. Se a equipe ainda não estiver formada provocar a comunidade para que alguém possa assumir este trabalho. Pedimos que depois enviem os nomes para o endereço que está ao lado do logotipo do SAV).
4.              Divulgar folders e santinhos vocacionais convidando a comunidade para que continue rezando pelas vocações e também fazer um convite para que aqueles jovens que quiserem fazer um acompanhamento possam conversar com o pároco ou com a equipe vocacional.

       Agradecemos a disponibilidade e a partilha da equipe. Se quiser entrar em contato com o pessoal que preparou, a continuação seguem os endereços. 
SAV - Serviço de Animação Vocacional
Caixa Postal 195
86800 – 970 - Apucarana – Pr
(43) 3423 - 6811
sav_apucarana@yahoo.com.br
www.savapucarana.blogspot.com

Nenhum comentário: