quarta-feira, 11 de maio de 2011

Espaço catequético: o que é o pecado?

“O que é o pecado, padre?” “Padre, fazer uma tatuagem é pecado?” “Ir na balada é pecado, padre?” “Padre, a gente peca a toda hora, sabe!!” “Padre, eu não sei o que é o pecado!”.
Estas e outras são expressões que no dia a dia escutamos quando as pessoas pedem aconselhamento, quando querem esclarecer um pouco sua vida com Deus e com os outros.
O tema do pecado é visto na maior parte das vezes com muito medo e vergonha. Por quê?
Em tempos antigos e também nos tempos novos, a educação moral e religiosa por vezes exagera o peso da fragilidade humana de tal modo que nos faz esquecer a grande misericórdia e bondade de Deus.
Velhos e jovens, homens e mulheres, muitas vezes se deprimem pelo peso dos seus erros, se culpam constantemente toda sua vida, ou então se afastam definitivamente de Deus porque acham que o seu pecado é tão grande que nem sequer Deus o pode perdoar. Vamos ler alguns textos da Bíblia para descobrir melhor o que realmente é o pecado.
No Antigo Testamento (Genesis 3,1-24), o pecado é uma desobediência a Deus por parte do homem e da mulher. Eles ultrapassam os limites da própria condição humana, e desejam “ser como Deus”. Esta é a essência do pecado em Adão e Eva e em cada um de nós. Sempre que o ser humano se coloca no lugar de Deus, está precisamente jogando Deus fora do jardim. É nesta experiência do pecado que o ser humano descobre a sua nudez, culpabiliza os outros e também a si mesmo, e com medo se esconde de Deus.
Mas a Bíblia não é só o Gênesis, é também Evangelho, Boa Notícia, é um Jesus que escuta justos e pecadores e claramente faz sua opção: “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores”(Mateus 9,1-13; Marcos 2,13-17). “Mulher, ninguém te condenou? Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”. (João 8,1-11).
Então Pecado é:
- Uma experiência de fé na qual sentimos que sem Deus ficamos totalmente nus, frágeis.
- A razão pela qual Jesus se aproxima de cada um de nós para nos salvar.
- Uma desobediência consciente e livre a Deus.
- Colocar-se no lugar de Deus, querendo jogar Ele fora da nossa vida.
- É fugir nas nossas responsabilidades culpabilizando os outros pelos nossos pecados, e não querendo assumir as nossas responsabilidades.
- É o momento propício para experimentar o amor misericordioso de Deus através de Jesus, seu filho.
Mas e que coisas são pecado? Queremos saber o que podemos fazer e não podemos fazer”. Esta é uma ânsia de todos aqueles que querem falar sobre este tema. No próximo encontro vamos então falar sobre a consciência pessoal e o discernimento.



Nenhum comentário: