terça-feira, 17 de maio de 2011

Dinâmicas: desenvolvimento pessoal e grupal

1.   A corrente
Objetivo:
Perceber que a união e a atenção dos membros do grupo é fundamental para sua caminhada.

Número de pessoas:
Indiferente

Material necessário:
Nenhum

Como Fazer:
O animador pede que os participantes dêem as mãos formando uma fila. Explica-se então que cada participante tornou-se um elo de uma corrente e que portanto não poderá soltar as mãos para não desfazer o elo. O animador, então, pega na mão do participante que estiver em uma das pontas da corrente explica que irá embaralhar toda a corrente e que todos deverão prestar atenção no caminho percorrido para depois desfazerem o nó percorrendo o caminho inverso. Puxa-se, portando o participante da ponta arrastando toda a corrente e passa-o por baixo, por cima dos braços de outros participantes, dá-se nós, enrola-se a corrente de maneira que seja difícil entender o caminho percorrido. Em seguida, sem soltar as mãos, os participantes tentarão “esticar” novamente a corrente. O animador pode concluir levantando os pontos positivos e negativos da dinâmica e enfatizando a importância da união.

Observações:
Esta dinâmica pode ser aplicada em encontros que enfatizem a importância da união, em encontros para definir objetivos e como recreação.

2.    A lâmpada de Aladin

Objetivo:
Expressar valores, necessidades e desejos individuais; perceber os valores do grupo

Número de pessoas:
Indiferente

Material necessário:
Ficha de trabalho;Lápis;Fita Crepe

Como Fazer:
1. Grupo em circulo, sentado. 2. Distribuir lápis e ficha de trabalho a cada participante, pedindo que todos respondam ao que foi solicitado individualmente. Tempo. 3. Cada pessoa apresenta para o grupo o seu pedido, colocado na ficha de trabalho, O facilitador prende as fichas na parede, à medida que vão sendo apresentadas, agrupando-as de acordo com os seguintes critérios: * pedidos feitos em benefíco próprio; * pedidos feitos em benefício do outro; * pedidos feitos em benefícoio da coletividade. * pedidos feitos em benefício da coletividade Estes critérios devem permanecer desconhecidos pelo grupo 4- Quando todos os pedidos tiverem sido apresentados, o facilitador pede ao grupo que perceba qual foi o critério adotado para cada agrupamento. Tempo. 5- Plenário: discutir os seguintes grupos: * Que critérios você pensa terem sidos escolhidos pelo facilitador para o agrupamento dos pedidos? * Algum agrupamento contém um número de escolhas maior que os demais? * O que isso significa pra você? * O que lhe chamou mais a atenção em todos os pedidos? * Se fosse dada ao grupo a oportunidade de fazer um pedido, o que você acha que esse grupo pediria? 6. Fechamento: o facilitador reflete com o grupo sobre a importância de todos os pedidos, pontuando o fato de que a satisfação também é composta pelo bem estar coletivo.

3.   A tesoura da totalidade

Objetivo:
Despertar a atenção e a observação das pessoas como um todo.

Número de pessoas:
Indiferente

Material necessário:
Uma tesoura

Como Fazer:
Faz-se um círculo com a s cadeiras de maneira que todos o participantes fiquem sentados. O animador pega uma tesoura e explica aos demais que a tesoura pode ser passada de três maneiras: 1- aberta ( tesoura totalmente aberta), 2 - cruzada ( tesoura semi-aberta de modo a formar uma cruz ) e 3 - fechada ( tesoura fechada). Eles deverão passar a tesoura ao companheiro seguinte observando a posição correta da tesoura. Na verdade, a chave da brincadeira está na posição das pernas da pessoa que está passando a tesoura. Se a pessoa estiver com as pernas fechadas, passará a tesoura falando que está fechada, e assim também aberta e cruzada, porém a posição da tesoura em si pode ser qualquer uma . Exemplo: o animador passa a tesoura aberta mas diz que está passando a tesoura cruzada, pois suas pernas estão cruzadas. Enfim, o animador deverá dizer que está passando a tesoura aberta, fechada ou cruzada, de acordo com a posição de suas pernas, enquanto a posição da tesoura deve ser outra, contrária à das pernas. Conforme os demais participantes vão passando a tesoura, o animador, sempre observando a posição das pernas, deverá dizer se a pessoa está passando a tesoura corretamente ou não, mas não deve dar dicas. Continua-se a brincadeira até que a maioria das pessoas percebam o jogo.

Observações:
A dinâmica pode ser aplicada em encontros cujo tema seja Relações Interpessoais, argumentando que devemos observar as pessoas que nos cercam como um todo e não somente destacar suas qualidade ou defeitos, aceitando o próximo como ele é.

4.   Bolsa e chave

Objetivo:
Levar as pessoas a refletirem como umas precisam das outras.

Número de pessoas:
Indiferente

Material necessário:
Uma bolsa ou mala com chave; Um presente para colocar dentro da mala ( chocolate, bombom, balas)

Como Fazer:
Formar dois grupos. Realizar uma espécie de gincana com perguntas para os grupos responderem sobre um determinado assunto. O grupo que mais responder, e de forma correta será o vencedor e receberá a mala do prêmio, o outro grupo ficará em segundo lugar e receberá a chave da mala. Os grupos deverão entrar em acordo sobre como abrir a pasta e dividir o prêmio. Feito isto os grupos refletem sobre o que entenderam da dinâmica.

Observações:
Esta dinâmica pode ser usada em reuniões com temas sobre machismo e feminismo ou relacionadas à preconceitos e disputas.

5.   Bonecos que falam no grupo

Objetivo:
Refletir sobre nossa vida em grupo a partir dos desenhos dos bonecos.

Número de pessoas:
Indiferente

Material necessário:
Quadro com figuras

Como Fazer:
Escolhe-se duas ou três figuras para analisá-las. Antes porém, de se analisar, combina-se que a tora de madeira representa o grupo de jovens como um todo, e o grupinho de três bonecos representa os participantes do grupo. A seguir, procura-se então levantar, em pequenos grupos, os aspectos negativos e positivos que podem ser percebidos nessas figuras comparando-as à realidade do grupo. Durante a reflexão tenta-se encontrar meios para superar as dificuldades e conflitos encontrados no grupo. Depois da reflexão, em pequenos grupos, realiza-se uma plenária para colocar os resultados em comum.

Observações:
Esta dinâmica pode ser usada também em encontros de avaliação.

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