sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vigília Vocacional

Oração para o Domingo do Bom Pastor
IV Domingo da Páscoa – 15/05/2011
A capacidade de cultivar as vocações é sinal característico da vitalidade de uma Igreja local. ” Bento XVI
(Sugere-se que depois do Oremos final faça-se esta oração, que na verdade é uma proposta da carta do Santo Papa enfocando alguns elementos essenciais. No entanto, vale lembrar que é apenas uma sugestão).
Leitor 1: Queridos irmãos e irmãs! Neste 48.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, somos convidados a refletir sobre o tema: «Propor as vocações na Igreja local». Há sessenta anos, o Venerável Papa Pio XII instituiu a Pontifícia Obra para as Vocações Sacerdotais. Depois, em muitas dioceses, foram fundadas pelos Bispos obras semelhantes, animadas por sacerdotes e leigos, correspondendo ao convite do Bom Pastor, quando, «ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão por elas, por andarem fatigadas e abatidas como ovelhas sem pastor» e disse: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe» (Mt 9, 36-38).
Canto: Tu és a razão da jornada, Tu és minha estrada, meu guia e meu fim. No grito que vem do teu povo te escuto de novo chamando por mim.
Leitor 2: A arte de promover e cuidar das vocações encontra um luminoso ponto de referência nas páginas do Evangelho, onde Jesus chama os seus discípulos para O seguir e educa-os com amor e solicitude. Objeto particular da nossa atenção é o modo como Jesus chamou os seus mais íntimos colaboradores a anunciar o Reino de Deus (cf. Lc 10, 9). O Senhor, no início da sua vida pública, chamou alguns pescadores, que estavam a trabalhar nas margens do lago da Galileia: «Vinde e segui-Me, e farei de vós pescadores de homens» (Mt 4, 19). Mostrou-lhes a sua missão messiânica com numerosos «sinais», que indicavam o seu amor pelos homens e o dom da misericórdia do Pai;
Canto: Tu és a razão da jornada, Tu és minha estrada, meu guia e meu fim. No grito que vem do teu povo te escuto de novo chamando por mim.

Leitor 3: A proposta, que Jesus faz às pessoas ao dizer-lhes «Segue-Me!», é exigente e exaltante: convida-as a entrar na sua amizade, a escutar de perto a sua Palavra e a viver com Ele; ensina-lhes a dedicação total a Deus e à propagação do seu Reino, segundo a lei do Evangelho: «Se o grão de trigo cair na terra e não morrer, fica só ele; mas, se morrer, dá muito fruto» (Jo 12, 24); convida-as a sair da sua vontade fechada, da sua ideia de auto-realização, para embrenhar-se noutra vontade, a de Deus, deixando-se guiar por ela; faz-lhes viver em fraternidade, que nasce desta disponibilidade total a Deus (cf. Mt 12, 49-50) ese torna o sinal distintivo da comunidade de Jesus.
Canto: Tu és a razão da jornada, Tu és minha estrada, meu guia e meu fim. No grito que vem do teu povo te escuto de novo chamando por mim.
Leitor 4: Queridos irmãos e irmãs, o vosso empenho na promoção e cuidado das vocações adquire plenitude de sentido e de eficácia pastoral, quando se realiza na unidade da Igreja e visa servir a comunhão. É por isso que todos os momentos da vida da comunidade eclesial – a catequese, os encontros de formação, a oração litúrgica, as peregrinações aos santuários – são uma ocasião preciosa para suscitar no Povo de Deus, em particular nos menores e nos jovens, o sentido de pertença à Igreja e a responsabilidade em responder, com uma opção livre e consciente, ao chamado para o sacerdócio, a vida consagrada, a Vida matrimonial e a vida em comunidade de uma maneira geral. 
Canto: Eis-me aqui Senhor, eis-me aqui Senhor pra fazer tua vontade pra viver no teu amor, pra fazer tua vontade pra viver no teu amor eis-me aqui Senhor! 2x   

Nenhum comentário: